Segundo dados do relatório Norte Estrutura e apresentado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, em 2016 o concelho de Bragança era o 16.º em toda a região que mais exporta e o único a integrar a lista de maiores exportadores no Norte de Portugal. O conselho faz parte da região transfronteiriça, onde está presente o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero Douro.
Quem mais contribui para esse acontecimento é a empresa Faurecia que produz escapes e outros componenentes e acessórios para automóveis. Sendo essa multinacional em toda a região a empresa mais exportadora. As empresas instaladas no municÃpio geram um volume de 2,9 por cento do total das vendas para o mercado internacional.
Outros setores que ajudam nos valores de exportações no conselho de Bragança são de empresas de produtos agroalimentares e do turismo.
Um dos objetivos do projeto e-DOURO_EXP é desenvolver estratégias colaborativas e inovadoras entre as empresas que fazem parte no território do AECT Duero-Douro, para aumentar a expansão internacional dos setores agroalimentares e de turismo.
Escrito por Jornal do Nordeste e editado na AECT-Duero Douro.