Para a entrada do verão, o concelho transmontano de Torre de Moncorvo apresenta o Festival do SolstÃcio, que irá de decorrer entre sexta-feira a domingo, tendo na sua programação atividades lúdicas e culturais.
«Esta festa pagã é celebrada através de um ‘caldeirão’ artÃstico, cultural e ambiental, no centro da vila de Torre de Moncorvo, e une as gerações, as comunidades e a natureza», salientou à Lusa fonte da organização.
Para esses três dias iram decorrer atividades, oficinas, ateliers, sessões de astronomia, concertos, performances e recriações de celebrações do SolstÃcio de Verão dirigidas a todas as idades e repletas de atividades em famÃlia.
Os promotores do festival garantem, em comunicado, que o festival proporciona ao público a oportunidade para expandir a criatividade, através da fantasia, arte, ciência e magia.
«Em diversos ponto dos Festival do SolstÃcio, haverá experiências que estarão ao dispor de quem visita [o concelho], entre passeios em trotinetes elétricas, no comboio do fantástico, observação de estrelas em planetário portátil ou simplesmente admirando a decoração dos espaços do festival e das ruas adornadas com caça sonhos e chapéus-de-chuva», explica o comunicado.
Para os turistas que procuram alguma saÃda para esse fim de semana, é uma boa oportunidade de ir conhecer o municÃpio de Torre de Moncorvo e desfrutar do festival. O projecto Douro Export que tem como objetivo apoiar os setores de turismo e agroalimentario está presente nesse municÃpio, que faz parte do território do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro.
Foto de Antóno Pereira, texto de Diario de Tras os Montes sendo editado na AECT Duero-Douro.