Freguesia de Vinhais recebe 500 mil euros para investir na promoção do sector agroalimentar, em especial o Fumeiro

A freguesia de Vinhais, que está dentro do território do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro e que promove e-DOURO_EXP, ganhou o projeto “Apoio ao Empreendedorismo do Setor Agroalimentar em Terras de Trás-os-Montesâ€, que pretende ser um motor para o setor empresarial da região, em especial na produção de fumeiro de Vinhais com Indicação Geográfica Protegida (IGP), foi submetido pela Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara (ANCSUB) no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte 2020.

“Vinhais é um território rural, onde a agricultura é o suporte socioeconómico da população e a produção de fumeiro tem de continuar e ser encarada como uma alternativa de criação da própria empresa e do próprio empregoâ€, considera a responsável pela associação, Carla Alves, ao destacar que a produção de fumeiro é um forte económico naquele concelho.

O projeto “Apoio ao Empreendedorismo do Setor Agroalimentar em Terras de Trás-os-Montes†quer criar uma estratégia de valorização dos produtos agroalimentares daquela região, em especial do fumeiro, através do apoio às empresas do setor e à criação de novas empresas. Pretende ainda incentivar a  inovação dos produtos endógenos, apostar na qualificação dos empresários do setor agro-alimentar, aumentar a comercialização e impulsionar o turismo gastronómico.

O “Apoio ao Empreendedorismo do Setor Agroalimentar em Terras de Trás-os-Montes†vai começar a ser implementado já este ano ano e prolonga-se até 2019. Tem ainda o apoio do município de Vinhais.

E o projeto e-DOURO_EXP que tem como principal objectivo, criar  um novo Modelo Estratégico-Organizativo para a gestão empresarial baseado na inovação permanente, a melhoria da gestão organizativa, o fomento da cooperação empresarial e a orientação face ao mercado externo, totalmente adaptado às necessidades das PMEs situadas no território do AECT Duero-Douro.

Com isso, os dois projetos poderiam ser conectados, tendo a intenção de ajudar os empresários de Vinhais do sector agroalimentar e em especial o fumeiro, a aumentarem suas vendas através das exportações.

Fotografia: http://www.cm-vinhais.pt/frontoffice/pages/201?news_id=265

Escrito por Onda Livre e editado na AECT Duero-Douro.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *