De acordo com o acompanhamento e a monitorização da Associação de MunicÃpios da Terra Fria do Nordeste Transmontano (AMTFNT) os dados estatÃsticos do sector turÃstico referentes aos concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso e Vinhais que integram a Rota da Terra Fria Transmontana e ao Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial que desenvolve o projeto e-DOURO-EXP para estimular o crescimento dos setores de turismo e agroalimentario da região.
A monitorização é feita com bases de estatÃsticas do INE, que apenas fornece dados do concelho, referentes ao ano de 2016 até o final de 2017. Importante salientar que os dados remetidos pelo INE não apresentam os condicionalismos de “segredo estatÃstico†e de tipologias de alojamento, que restringem os dados apresentados pelo INE no seu site.
Após o esclarecimento e seguindo os dados estatÃsticos o ano de 2016 foi o melhor ano de sempre do turismo na região, conforme se expõe:
- Pela primeira vez foi ultrapassada a barreira das 200 mil dormidas (215 438) registando-se um aumento de 76 836 face ao ano de 2015. Este aumento verificou-se em todos os concelhos;
- Aumento de 55% das dormidas face a 2015 (em 2015 tinha havido um crescimento de 11% face a 2014). Em termos comparativos, a nÃvel nacional registou-se um crescimento de 11,1% e no Norte do PaÃs um crescimento de 10,70% face a 2015, portanto a TFT cresceu 4 vezes mais;
- A nÃvel mensal houve um crescimento praticamente integral, havendo apenas o mês de dezembro que teve uma quebra de 5% (-436 dormidas). De salientar o aumento no mês de agosto (158%), julho (91%) e março (62%), nos restantes houve sempre aumentos de dois pontos percentuais.
- Estada média foi de 1,89 dias quando em 2015 tinha sido de 1,34 dias. De notar que houve meses, julho e agosto que ultrapassaram os 2 dias de estada média, sendo que este dado é ainda mais relevante porque o número de hóspedes também aumentou;
- Número de hóspedes aumentou 32 532 face ao ano de 2015;
- Valor Gerado de 14.649.784,00€ (dormidas x68€ “valor médio que o turista gasta no Norteâ€).
Em termos de caraterização dos hóspedes verifica-se que 71% são Portugueses e 29% Estrangeiros que se ordenam assim: 1º- Espanha; 2º-França; 3º Brasil; 4º-PaÃses Baixos; 5º- Alemanha; 6º- Reino Unido; 7º- Bélgica; 8º- Itália; 9º- Europa de Leste e Escandinávia; 10º – Outros PaÃses.
O perÃodo de visita preferencial dos turistas é entre maio a outubro, pelo menos 70% dos Portugueses e 77% dos Estrangeiros o fazem nesta altura do ano, sendo que 31% dos Portugueses e 25% dos Estrangeiros preferem o mês agosto, respetivamente.
O aumento do turismo na região apresenta que esses dados superam o crescimento do turismo no paÃs, mostrando que o potencial turÃstico de facto existe. Vários fatores influenciaram estes resultados, desde logo o boom turÃstico que o PaÃs atravessa, eventos cada vez mais atrativos nos vários concelhos e o trabalho desenvolvido pela AMTFNT com a organização e implementação de campanhas de comunicação da Rota da Terra Fria Transmontana (2014 e 2015), assim como o contÃnuo trabalho a nÃvel online, quer no portal da rota como nas redes sociais, as famtrips realizadas, as participações em feiras e o aperfeiçoamento e criação de novos produtos em colaboração com agentes privados têm sido instrumentos de efetiva importância para a obtenção destes resultados.
Escrito por Rota Terra Fria Trasmontana e editado na AECT-Duero Douro.
cialis prednisone prednisolone buy online buy online 10mg prednisolone buy furosemide 40 mg