O primeiro museu de território construÃdo em Portugal, foi o Museu do Douro. Criado após uma Lei aprovada por todos Assembleia da República e de abertura das portas, em Dezembro de 2008.
Fernando Seara, director da Instituição, salientou que “o museu não é nosso, é de quem o usa e existe para a população. Temos que ter uma atenção redobrada com a população residente e foi nesse sentido que resolvemos abrir gratuitamente aos sábados para quem mora na região, para sentirem que o museu é delasâ€.
Ainda de acordo com o director, “foi percebido que o esforço financeiro das famÃlias do Douro se tinha agravado nos últimos anos. O bilhete não é caro mas (…) multiplicado por quatro ou cinco numa só famÃlia tem um peso considerávelâ€.
No ano de 2017, entre os perÃodos de Janeiro a Novembro, entraram cerca de 41.000 pessoas que pagaram bilhete no Museu do Douro, o número de visitantes na instituição tem crescido consecutivamente.
Vieram turistas provenientes de muitos paÃses, com destaque para os Estados Unidos da América, Brasil, Austrália e europeus, como França, Bélgica ou Luxemburgo.
Para quem queira visitar o Museu e não é da região, o valor é de 6 de euros.
O Projecto e-DOURO_EXP que tem como um dos seus objectivos, apoiar o turismo na região onde está presente a AECT Duero-Douro, divulga essa iniciativa.
Mais informações sobre o Museu: http://www.museudodouro.pt
Escrito por Sapo e editado na AECT Duero-Douro.