Depois do público votar nas 14 finalistas (duas por cada categoria), a organização da iniciativa revelou, numa cerimónia no Piódão, no concelho de Arganil (distrito de Coimbra), transmitida pela RTP (canal de televisão portuguesa).
As sete vencedoras: Dornes na categoria de Aldeias Ribeirinhas, Sistelo de Aldeias Rurais, Fajã dos Cubres de Aldeias de Mar, Piódão na categoria de Aldeias Remotas, Castelo Rodrigo de Aldeias Autênticas, Monsaraz na rúbrica de Aldeias Monumento e Rio de Onor de Aldeias em Ãreas Protegidas.
Rio de Onor é uma freguesia raiana portuguesa no concelho de Bragança, e foi escolhida entre as Sete Maravilhas dedicadas às aldeias portuguesas. O concurso teve como objetivo, promover o património histórico, natural e gastronómico em áreas Protegidas.
“Esta eleição foi um sucesso, com nÃveis de participação históricos. As aldeias têm futuro e muitas oportunidades, não vamos mais largar as nossas aldeias, com outras iniciativas no futuro. E agora vamos continuar com a nossa missão de promover os grandes valores da identidade nacional. As Sete Maravilhas vão voltar em breve com mais temas que puxam pelos territórios e pelas nossas gentesâ€, referiu o presidente da organização, Luis Segadães, na cerimónia, que teve inÃcio no domingo à noite.
Fonte: Diário de Trás-os-Montes