TEM INÃCIO NESSA SEXTA, O FESTIVAL PARA CELEBRAR O VINHO DO DOURO SUPERIOR

Começa esse fim de semana a sétima edição do Festival do Vinho do Douro Superior, o evento inicia amanhã em Vila Nova de Foz Côa, a “Meca†do vinho duriense. O início está previsto para 17 horas e será inaugurado uma hora depois pelo secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e pelo presidente do município, Gustavo Duarte.

Esse ano vão estar presentes vinhos brancos, tintos e generosos da sub-região do Douro, onde são produzidos alguns dos melhores vinhos do mundo, aos sabores regionais e à música, num “casamento†que tem por palco o pavilhão da Expocôa até domingo.

Para os presentes no evento, poderão ainda apreciar uma diversificada mostra de outros produtos locais dos concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor. Para provar e adquirir há azeite, amêndoa, queijo, enchidos, doçaria tradicional e frutos secos.

A região que faz parte do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero Douro e que está desenvolvendo actualmente o Projecto Douro Export, pode ajudar os empresários da região por promover a exportação dos seus produtos.

O ponto esse ano do festival é o Concurso de Vinhos do Douro Superior, um desafio de provas cegas aberto a todos os vinhos produzidos nesta sub-região que estejam presentes na feira, nas categorias Douro (branco e tinto) e vinho do Porto.

Para o de referência em 2018 será a avaliação feita por um painel de jurados constituído por jornalistas, sommeliers e compradores e os resultados serão conhecidos no domingo (17h30). O sábado realiza-se ainda o colóquio “O Douro e a História: Vale com passado, Vinha com futuroâ€, destinado a agricultores, produtores, técnicos, entre outros interessados. Os oradores vão debater o potencial desta sub-região que dá que falar.

O Festival do Vinho do Douro Superior é organizado pela Câmara de Vila Nova de Foz Côa, com a produção da revista “ Vinho Grandes Escolhasâ€.

Foto Jornal O interior.

Escrito por O Interior e editado na AECT Duero-Douro

 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *