O Modelo Estratégico-Organizacional e-DOURO_EXP é a melhor ferramenta de gestão empresarial fundamentada na inovação dos enfoques estratégicos organizativos, com o objetivo de integrar e otimizar as capacidades produtivas das PMEs localizadas dentro do território do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero -Douro. Para todas as empresas do território objetivo, é absolutamente necessário a inovação em métodos organizativos, produtivos e em todas as dimensões da atividade económica que realizam. A sobrevivência destas empresas depende hoje mais do que nunca da adaptação à mudança e do aproveitamento das oportunidades de acesso aos mercados internacionais.
O território do AECT Duero-Douro é totalmente rural. Esta característica adiciona ainda mais dificuldades para o crescimento das empresas e a criação de empregos de qualidade. As empresas locais encontram um conjunto de impedimentos que dificultam e causam frustação nas suas atividades, entre outros:
- Os produtos e produtores são desconhecidos
- Realiza-se a venda por grosso, o que implica uma perda de capital territorial e valor acrescentado dos produtos locais.
- A promoção dos produtos é inadequada, em mercados locais e regionais ou a grossistas intermediários.
- O tecido empresarial está excessivamente fragmentado.
- Existe uma articulação débil entre turismo e agricultura de produtos como o vinho e o azeite.
- A oferta está muito dispersa, o que dificulta a comercialização dos produtos.
- O sector agrícola é predominante, especialmente na região do Douro.
- A inovação tecnológica é escassa bem como o desenvolvimento e a utilização das TICs.
- Nula orientação da produção face aos mercados externs, salvo o vinho.
- Mercados locais reduzidos e maduros com crescimento nulo.
- Atividades de economia submergida.
- Escasso espirito empresarial e dificuldades para o acesso ao financiamento.
- Isolamento.
O Modelo Estratégico-Organizativo e-DOURO_EXP nasce com o propósito de superar todos os obstáculos mencionados. Mediante a implementação de uma plataforma de recursos comum baseada na utilização dos meios tecnológicos mais avançados e da formação em capacidades estratégicas e organizativas, incidindo diretamente na problemática que afeta o tecido produtivo do AECT Duero-Douro.
O objetivo principal do e-DOURO_EXP é criar um novo Modelo Estratégico-Organizativo para a gestão empresarial baseado na inovação permanente, a melhoria da gestão organizativa, o fomento da cooperação empresarial e a orientação face ao mercado externo, totalmente adaptado às necessidades das PMEs situadas no território do AECT Duero-Douro.
A cooperação empresarial é uma opção estratégica muito importante para introduzir inovações na gestão das empresas. é uma estratégia fundamental para o planeamento de ações para produzir inovações de todo o tipo, permitindo à empresa permanecer no mercado com uma posição vantajosa em relação a outros concorrentes, concorrência desleal, produtos de substituição, fornecedores e clientes. O Modelo Estratégico-Organizativo e-DOURO_EXP propõe inovar na gestão empresarial, fomentando entre os empresários do território do AECT Duero-Douro as seguintes aptidões e atitudes:/p>
- Cooperar e trabalhar conjuntamente com outras empresas.
- Estar informado sobre mudanças relevantes para as atividades da empresa.
- Desenvolver novos produtos aplicando ferramentas avançadas de gestão organizativa.
- Facilitar a comunicação interna e externa na empresa.
- Comercializar os produtos e serviços.
- Utilizar métodos que permitam um contato mais direto com o cliente.
- Combater o desemprego da população residente.
- Fomentar atitudes empreendedoras e a criação de empresas.
- Afloramento de atividades económicas não declaradas.
- Orientar a produção face aos mercados externos.
No território do AECT Duero-Douro os sectores agroalimentar e turístico são primordiais para o desenvolvimento dos territórios rurais, já que contribuem diretamente para a criação e manutenção de emprego nestas zonas, assim como o aproveitamento inovador e sustentável dos recursos do meio rural. São setores de arrasto chave para o crescimento e emprego local.
O Modelo Estratégico-Organizativo e-DOURO_EXP irá associar os produtos locais a uma imagem de qualidade, reforçando o seu vínculo territorial, de forma a que as produções agroalimentares e os produtos turísticos se convertam num símbolo de identidade para os territórios rurais que compõem o AECT Duero-Douro. Para isso, pretende-se reforçar a viabilidade, sustentabilidade e competitividade dos diferentes elos das cadeias produtivas, integradas pelos pequenos e médios produtores mediante múltiplas estratégias colaborativas, para que possam ser competitivas na gestão dos processos e custos logísticos, com uma clara orientação para a exportação e introdução nos mercados externos.
A duração prevista do projeto é de 30 meses.