1 junio, 2017

PLANO MATCH-V

Modelo de Agrupamento Técnico para a Cooperação Horizontal e Vertical. Plano de estruturação e coordenação estratégico- organizativa dos setores produtivos chave do território do AECT Duero-Douro.

Descrição da Atividade

Esta atividade inclui todas as ações dirigidas à recolha e inventário da informação relativa, tanto ao enquadramento produtivo quanto ao enquadramento exportador de todas as empresas localizadas no território Transfronteiriço, bem como possíveis novas empresas que possam encaixar dentro do objetivo da internacionalização do tecido produtivo.

Entendemos que para poder criar um modelo de comercio estratégico e cooperativo, surge a necessidade de classificar todas as empresas que façam parte do projeto em função dos seguintes aspetos:

- Setor económico a que pertence a atividade.
- Processos de i+D que a empresa possa participar.
- Especificações técnicas dos processos e produtos obtidos.


Ação 1: Identificação de agentes exportadores dentro do território do AECT Duero-Douro

O objetivo geral desta ação é realizar um inventário de todas as empresas que realizem algum tipo de atividade exportadora dentro do território do AECT Duero-Douro, bem como do setor a que pertence a sua atividade.

Para atingir esse objetivo, pretende-se elaborar um questionário simples e de fácil compreensão que será enviado para as empresas referidas, pedindo a sua colaboração para que a recolha de informações aconteça da forma mais rápida possível.

Este questionário inclui:

  • Dados do promotor

  • Dados de quem preenche o questionário

  • Tipo de produto exportado

  • Volume de exportações em percentagem sobre vendas anuais

  • Volume de exportações em euros anuais

  • Principais destinos de exportação

Com esta ação pretende-se o agrupamento das empresas em função do setor em que desenvolvam a sua atividade, o grau de inovação e desenvolvimento, assim como as especificações técnicas das sua atividade produtiva, facilitando assim a realização de tarefas colaborativas entre as empresas participantes.

Ação 2: Análise dos números de exportação do território do AECT Duero-Douro

O objetivo desta atividade é a elaboração de uma base de dados que demonstre verdadeiramente a realidade das exportações dos municípios que fazem parte do território através de uma análise numérica.

Para poder realizar esta análise, na maioria dos casos, a contabilização partirá do zero uma vez que não dispomos de estudos anteriores. Daí a necessidade da colaboração das empresas para que nos fornecerem os números mais reais possíveis. Em outros casos, serão feitos estudos realizados por entidades públicas pertinentes, tanto de Espanha como de Portugal, extrapolando os dados ao restantes agentes na forma mais exata possível e com a utilização de indicadores de correção para considerar possíveis falhas.

Ação 3: Criação de novas empresas e possíveis novos exportadores

Dado o elevado nível da economia paralela que existe em âmbito rural, em muitas ocasiões com um grande grau de qualidade de produção, existe necessidade de fomentar a legalização destes grupo de produtores, bem como de os ajudar a participar na atividade exportadora na medida do possível.

Por outro lado, contamos com uma ampla gama de empresas que não participam na atividade exportadora, seja por falta de recursos, falta de conhecimentos ou pela complexidade de realizar a tarefa de forma individualizada. Portanto, outro dos objetivos desta ação é dar o apoio necessário para suprir essas deficiências, mostrando às empresas o benefício da cooperação entre elas, de maneira a comercializar os seus produtos em outros países. Será necessária a formação destes agentes em matéria de exportação e sobretudo em aspetos tecnológicos, tendo como finalidade que os produtores sejam capazes de gerir a sua atividade de forma auto-suficiente.