RECUPERADO O MIRADOURO DA FRAGA DO PUIO EM PICOTE

Renasceu das cinzas o miradouro da fraga do puio em Picote, que está situado na cidade de Miranda do Douro. Depois de um incêndio que devastou aquele local há cerca de 2 anos, foi realizado um projeto de recuperação no valor de 50 mil euros.

Situado na freguesia de Picote foi reconstruído com recurso de materiais, como a madeira, aço e vidro, o que lhe confere uma arquitetura moderna e onde o visitante «pode entrar pelas arribas adentro» para apreciar a paisagem do Parque Natural Douro Internacional (PNDI) e que já foi visitado por alguns centenas de pessoas num curto espaço de tempo.

«Está aqui um belo trabalho, já que podemos, praticamente, entrar pelas arribas adentro e contemplar lá no fundo o rio Douro. A transparência do vidro dá-nos essa sensação de profundidade e altitude», observou Carla Lopes que visitou o local recentemente.

Já a turista de origem francesa Cristelle Dole salientou que o espaço que visitou “é únicoâ€, longe do barulho das grandes cidades, onde a paisagem é “apaixonanteâ€, sendo um bom local para quem gosta de fotografia.

O presidente da Junta de Freguesia de Picote, Jorge Lourenço, comunicou à Lusa que o novo miradouro já foi visitado por alguns milhares de pessoas durante as férias da Páscoa e o feriado do 25 de Abril, porque as fotografias do local foram partilhadas nas redes sociais e levaram muitos curiosos a Fraga do Puio.

«O incêndio [em agosto de 2017] que devastou grande parte da área de cultivo da freguesia e não só acabou por criar novas oportunidades para um local que foi duramente atingido pelas chamas. Soubemos aproveitar essa situação e seguimos em frente com novos projetos apoiados por diversos parceiros como o município, o ICNF e a EDP, entre outros», explicou o autarca de freguesia Jorge Lourenço.

A Recuperação da flora daquele local está a ser feita de forma ordenada, com a plantação de novas espécies autóctones e amendoeiras, o que vai permitir criar um novo circuito turístico, dada a paisagem do Douro Internacional.

O local é mais uma opção de turismo em Miranda do Douro, onde está presente o projecto Douro Export do AECT Duero-Douro, que tem como objetivo valorizar o turismo e os produtos agroalimentarios da região.

Escrito por Diario de Tras os Montes e editado no AECT Duero-Douro.

 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *