EM MOGADOURO ACONTECE O TEATRO EM ESPAÇO RURAL

Se pretende levar no Projeto «Teatro em Espaço Rural», artes cénicas às 21 freguesias e uniões de freguesia do concelho de Mogadouro, até ao dia 23 de junho de 2019.

De acordo com a vereadora da Cultura no município de Mogadouro, Virgínia Vieira, pretende com o evento, ser uma tentativa de construção das artes cénicas em espaço rural como forma de levar o teatro às aldeias do interior profundo já que sem este tipo de iniciativa não era possível devido à idade avançada da maioria das pessoas».

Os ensaios do teatro, se deram no palco da Casa da Cultura de Mogadouro, onde o ambiente foi descontraído, e cada artista agora, já sabe o que fazer.

Tanto o encenador como as atrizes já passaram por outras produções e agora é tempo de levar o teatro ao interior e fazer rir as populações, principalmente a mais idosa, que, de vez em quando, passa o seu tempo sentada na soleira de uma porta partilhando dois dedos de conversa com quem passa.

Pelo menos desde o início do século XX, o teatro é tradição em Mogadouro, onde chegou a existir uma sala de espetáculos, que muitos descrevem como «uma mini-réplica do Teatro Nacional São João, no Porto». Apesar disso, memórias desses tempos só mesmo em fotografia.

Escrito por Diario de Tras os Montes e editado na AECT Duero Douro.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *